terça-feira, 29 de março de 2011

Tulipa Negra

                                                           Tulipa Negra

                              
Quando as tulipas florescem a Terra fica muito feliz; esta lenda chega-nos de tempos muito remotos. A felicidade existia no botão amarelo da tulipa, mas estava escondida de toda a gente porque não havia poder algum na Terra que o conseguisse abrir. Outrora, uma mulher que por ali passava levava o seu filho ao colo. O menino saltou do colo da mãe, foi a correr para a flor e esta abriu-se! O riso da criança fez o que poder algum conseguiu fazer, abrir a flor. Desde então que se apresenta esta flor apenas às pessoas que são verdadeiramente felizes.

Há muitos poemas, desenhos e lendas acerca da tulipa na Holanda, mas a mais interessante é uma história muito original.

Naquele tempo, as tulipas cresciam apenas na Holanda e eram muito caras. Em alguns casos o preço equivalia ao de comprar uma casa ou até uma propriedade. Em 1634-37, por um bolbo de "Admiral Enkhusien" pagava-se 6000 guilders (moeda antiga da Holanda) e 13000 guilders por um bolbo de "Semper Augustus".

É difícil de acreditar nisto agora, mas naquele tempo havia uma paixão tremenda por tulipas. Os negros de Harlem queriam ter a sua própria tulipa preta e então pediram ajuda aos melhores botânicos do mundo. O vencedor ganharia 100.000 guilders em ouro. Foi uma tarefa difícil, mas após muitas tentativas conseguiu-se criar a tulipa negra.

No dia 15 de Maio de 1637, dedicada ao nascimento da tulipa negra, iniciou-se uma procissão carnavalesca com pormenores muito particulares. Muitos homens vestidos de negro traziam tulipas vermelhas, amarelas e laranja nas mãos, outros levavam numa espécie de andor, um vaso com a tulipa negra que todos seguiam de forma muito solene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário